Autor Tópico: Colônias Mãe Reserva ou Doação.  (Lida 5133 vezes)

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Colônias Mãe Reserva ou Doação.
« Online: 1 de Junho de 2009, 04:29:42 »
Minha preocupação é não ficar sem colônias para uso próprio.
Com o procedimento que utilizo para garantir minhas reservas, acabo conseguindo também boas colônias de doação, para envio por correio.
Uma possível contaminação perdendo as que estão em uso, chegada do tempo frio onde a reprodução fica mais difícil, são alguns dos motivos da preocupação.
A seguir meu procedimento.

Utilizo um vidro, encontrado em supermercado, que vem com café solúvel.
Dimensões > Altura 18 cm. Diâmetro 9 cm de alto a baixo, incluindo a boca. Volume 750 ml.
Preparo um chá mais doce do que o habitual, e coloco pedaços de colônia, aqueles que não são os melhores para uma cultura normal.
Deixo em fermentação, pelos dias que forem necessários até atingir uma sobre-espessura da colônia filha. No mínimo 25 dias. Já cheguei a ter vidro de doação como eu chamo, por 45 dias.

O preparo do chá mais doce citado acima, é devido a esse tempo maior em fermentação, pois sabemos que a colônia se alimenta principalmente do açúcar.
As colônias reproduzidas são ideais para o envio por correio, espessura avantajada, garantindo uma boa reprodução, e diâmetro pequeno o que possibilita uma embalagem menor.

« Última modificação: 1 de Junho de 2009, 04:34:06 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Colônias Mãe Reserva ou Doação.
« Resposta #1 Online: 1 de Junho de 2009, 12:13:00 »
Meus parabéns Pedro! Muito bonitas as colônias. Fantástico!

As fotos mostram muito bem o volume atingido nessas condições ideais:
  • O vidro tem a boca larga. Nesse caso do mesmo diâmetro do restante do recipiente;
  • Meio envolvente repleto de comida (chá bem doce);
  • Tempo longo de fermentação, e conseqüente produção do vinagre de Kombucha;
  • Utilização de uma cobertura que permita a adequada proteção, assim como a respiração da colônia;
  • Muito cuidado, afeto e carinho com a colônia. Isso não faltou!

Aí até eu que sou mais bêsta... como dizem aqui nas roças das Minas ;).

Vale lembrar que as colônias não ficam dessa espessura normalmente, num período de fermentação normal de 4 a 7 dias.

O meu estoque é composto somente de dois recipientes. Num deles coloco uma quantidade de colônias finas, médias, entre 5 a 10. No outro mantenho 2 ou 3 mais grossas, geralmente resultado de fermentações com o objetivo de produzir vinagre, que é muito saboroso e útil na cozinha. Mas não é sempre assim, agora mesmo estou somente com três colônias no total.

Quando fica mais frio a produção/reprodução aqui diminui. Fiquei um mês sem produzir e a duas semanas não bebo Kombucha. Tempo para descansar o corpo e propiciar um melhor efeito no futuro. Volto a produzir agora e retorno ao uso daqui a uma semana.

Quanto ao envio pelo correio, será que não vai ficar mais caro? me parecem bem gordinhas...  ;D
« Última modificação: 1 de Junho de 2009, 12:15:04 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #2 Online: 1 de Junho de 2009, 15:57:55 »
Vale lembrar que as colônias não ficam dessa espessura normalmente, num período de fermentação normal de 4 a 7 dias.
Depois da "descoberta"  >:( que 10 dias, tentando colonias mais grossas, tornavam o Kombucha muito ácido, é que parti para essa solução de separar > Vidros com 7 / 8 dias para consumo, produzindo colonias finas, e vidros de doação com as caracteristicas acima.

Quando fica mais frio a produção/reprodução aqui diminui. Fiquei um mês sem produzir e a duas semanas não bebo Kombucha.
Pois é meu amigo ... não foi necessário parar, apenas diminuir minhas dosagens diarias, aliado ao tempo frio, e minha velha conhecida (artrite) já está dando sinais de voltar a atacar. Kombucha nela  :o

Quanto ao envio pelo correio, será que não vai ficar mais caro? me parecem bem gordinhas...
O peso final permanece muito próximo, pois a espessura maior é compensado pelo diâmetro menor.
A vantagem é uma embalagem menor e mais compacta, a meu ver proporcionando uma rigidez maior ao conjunto, visando uma viagem mais segura.
« Última modificação: 1 de Junho de 2009, 16:09:11 por Pedro »
¡ Namastê !

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #2 Online: 1 de Junho de 2009, 15:57:55 »