Autor Tópico: O chá está ficando turvo  (Lida 5872 vezes)

Offline Kakisantos

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +1/-0
O chá está ficando turvo
« Online: 6 de Junho de 2009, 03:07:12 »
Ola Turma!

Estive viajando esta semana e logo que cheguei em casa fui logo ver minhas colonias e observei que elas ficaram turvas, sera que isso eh normal?.
Outra coisa ocorreu tambem, elas afundaram no primeiro dia e agora estam quase na superficie, isso tambem eh normal?.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
O chá está ficando turvo
« Resposta #1 Online: 6 de Junho de 2009, 19:32:06 »
Amigo Kakisantos, vamos dividir em duas suas questões.

Na 1ª vc fala em "turva". Precisariamos saber melhor o que é esse "Turva"
A colonia ficou escura? Ou o líquido ficou mesmo turvo? Tem fiapos soltos pelo vidro?
Nos dê um pouco mais de detalhes.

Na segunda questão, vc percebeu algo normal, e que em cada vez que vc fizer uma nova cultura, vai encontrar situações diversas.
Nesse sobe e desce das colonias poderás encontrar fatos como o que eu citei em :
..... citei o fato até comum, de mãe que se desloca pelo vidro durante a fase de fermentação, desposicionando a filha em desenvolvimento....
É assim mesmo. Esse comportamento, é o que eu chamei em tópico recente de "rebeldia" das colonias.
¡ Namastê !

Offline Kakisantos

• Membro Regular
  • **
O chá está ficando turvo
« Resposta #2 Online: 6 de Junho de 2009, 22:00:55 »
Oi Pedro!

Creio que esta acontecendo mesmo à rebeldia da colônia, pois ela estava no fundo foi subindo bem devagar (um dia e meio mais ou menos ate atingir a superfície), o chá havia ficado turvo, mas agora ela já esta na superfície e o chá voltou a ficar cristalino. Vamos aguardar ate o dia 10 quando a fermentação devera estar no ponto.
Sds,
A todos
« Última modificação: 6 de Junho de 2009, 22:02:50 por Kakisantos »

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: O chá está ficando turvo
« Resposta #3 Online: 7 de Junho de 2009, 15:54:23 »
Esse tópico foi movido da categoria Doações, do fórum Estados do Brasil, do sub-fórum MG e do tópico Re: Preciso de Colonia Kakisantos - BH porque o assunto tratado faz referência ao preparo da bebida e não mais tem relação com a doação.

A colônia faz esse movimento normalmente, isso é ela desce no início da fermentação e sobe ao final. Em alguns casos ela se mantem na superfície o tempo todo e ainda em outros ela se mantem inicialmente na superfície e depois de alguns dias se deposita no fundo. Esse deslocamento é normal.

No frio é possível que a bebida se torne um pouco turva realmente (veja mais aqui).

A melhor coisa a se fazer nesse caso é observar a colônia (Leia mais aqui em Observando a colônia)
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Kakisantos

• Membro Regular
  • **
« Resposta #4 Online: 9 de Junho de 2009, 00:56:45 »
Ola pessoal!
Hoje à noite provei o chá e ele estava Divino!
Tirei uma foto para que vejam como a fermentação voltou ao normal (lembram que estava turva?).

Interessante que a colônia que deixei com chá verde progrediu muito mais do que a que deixei com chá preto, a do chá preto ficou fininha e a do chá verde ficou grossa, a única diferença entre elas foi sem duvida o tecido que as tampavam (a do chá verde era mais aerada).

Vejam também a estufa que fiz, a temperatura por aqui estava muito baixa (usei uma lâmpada de 40 w e um foco para que a luz não incidisse diretamente nas colônias).

Observem os furos para arejar bem as colônias

Vejam como ficou dentro da estufa

Detalhe da montagem da lâmpada com o foco e as colônias

PS -Marcus não sei se aqui é o lugar certo para postar se não for me da uma forcinha ai.

Gente não consegui colocar as fotos, preciso de dicas de com fazer.
« Última modificação: 9 de Junho de 2009, 19:21:59 por Kakisantos »

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #5 Online: 2 de Julho de 2009, 05:34:21 »
Olá Kakisantos,

Me desculpe a demora para responder e por favor, envie suas imagens, é importante. Seria bom mesmo um tópico sobre o assunto para facilitar, mas pode achar o básico aqui:
http://www.kombucha.blog.br/forum/index.php?action=help;page=post#attachments

Esse endereço acima explica como enviar um anexo do seu computador, se for uma imagem, ela será inserida automaticamente no fórum, como pode ser vista no tópico Segunda Fermentação. O único problema é que a largura da imagem deve ser inferiores a 1024 pixel e o tamanho máximo de 300 Kb.

Existe ainda outra forma, um tanto mais complexa, que funciona assim: você vê uma imagem navegando pela internet, clica com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois sobre propriedades, vai aparecer o endereço da imagem no site, algo como http://arquivoanexo.com/wp-content/uploads/2009/06/o_nascimento.jpg. Selecione esse endereço e cole na mensagem do fórum. Agora vem o mais importante: selecione o endereço completo da imagem, no texto do fórum e clique em Inserir Imagem (logo acima das carinhas no editor do fórum). Vão aparecer em volta da imagem dois campos com o código. Mantenha como está. Se quiser centralizar a imagem, selecione o conjunto todo novamente e clique em Centralizar.

Importante: sempre que você terminar uma mensagem e estiver em dúvida de como ficará o resultado publicado clique primeiro em Pré-Visualizar.

Sobre o Kombucha: que bom que o chá ficou tão saboroso! eu imaginei. Não é sempre que a aparência corresponde ao sabor.

As minhas colônias nascidas no chá verde tem apresentado o mesmo: tem ficado mais grossas, claras e uniformes.
« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 18:01:49 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #6 Online: 2 de Julho de 2009, 16:16:46 »
.... por favor, envie suas imagens, é importante. Seria bom mesmo um tópico sobre o assunto para facilitar...
.... como enviar.... do seu computador.... uma imagem.... O único problema é que a largura da imagem deve ser inferior a 1024 pixel e o tamanho máximo de 300 Kb....

As imagens são uma excelente maneira de dar a conhecer aos demais, o fruto de nossas experiencias, trazendo conhecimento. Permita-se sentir esse prazer, ao ajudar alguém. Nem é necessário saber “quem”.
Se faz necessário, um pequeno trabalho extra, para atender à exigencia de tamanho (Kb) e definição (Pixel) do Fórum.
Para os não acostumados com esses termos, parece complicação, mas não é tanto assim.
De qualquer maneira, como eu também já passei por essa dúvida e como a resolvi, estou preparando um Fórum, detalhando o modo como faço isso. O meu modo de reduzir tamanho e pixel das fotos que tiramos, visto que, qualquer máquina fotográfica hoje em dia, produz fotos com caracteristicas muito acima do aceitável pelo Fórum.
Notem que essa é uma necessidade de qualquer Fórum, originada pela própria Internet, visando velocidade na transmissão de dados.
Essa "redução", garanto, não traz perda de qualidade à publicação. Utilizei esse método por exemplo, na publicação da foto onde falei de "Colonia mãe que derruba filha" , assunto que nosso amigo Kakisantos levantou neste Fórum.

Este modo de fazer essa adequação, depois servirá para múltiplas aplicações, não apenas em nosso Fórum.
Assim que estiver pronto (breve) publico pelo  O Fórum > Ajuda e Suporte
« Última modificação: 3 de Julho de 2009, 00:37:06 por Pedro »
¡ Namastê !

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #6 Online: 2 de Julho de 2009, 16:16:46 »