Autor Tópico: Kombucha X PH X Saúde  (Lida 8875 vezes)

Offline JorgeOliveira

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Kombucha X PH X Saúde
« Online: 8 de Julho de 2009, 17:54:47 »
Pessoal,

Gostaria de ter uma dúvida minha sanada, tomará que consigam me ajudar.
É referente ao Kombucha tornar o nosso organismo mais ácido do que alcalino, pois li em diversos materiais, homeopáticos e alopáticos, que qunado nosso organismo é mais ácido isso favorece o crecimento de tumores, pois eles prosperam em ambientes com ph baixo. E lendo uma matéria sobre o Kombucha fiquei muito confuso, pois ela dizia que o Kombucha deixa nosso organismo mais acido, de forma a combater tumores. Então minha dúvida é, quanto tomo Kombucha meu sangue fica mais acido sim ou não ?

Obrigado
Jorge

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Re: Kombucha X PH X Saúde
« Resposta #1 Online: 9 de Julho de 2009, 00:19:07 »
Jorge, vou começar pelo mais fácil. No Kombucha Blog, podemos encontrar uma lista de beneficios pelo uso do Kombucha.

Visite também a página de Günther W. Frank, que é sem dúvida a pessoa citada como referencia, na divulgação do Kombucha pelo mundo todo, onde poderás ver estudos e referencias falando de Saúde. As primeiras citações datam de 1.914 !

E mais especificamente sobre tua dúvida
.....o Kombucha tornar o nosso organismo mais ácido do que alcalino......minha dúvida é, quando tomo Kombucha meu sangue fica mais acido sim ou não ?

Achei muito oportuna tua colocação, eu próprio tive uma surpresa ao pesquisar as informações que estou postando, não esperava encontrar tudo isto, no qual nunca tinha pensado.

Encontrei num site de perguntas com respostas prontas sem participação externa (em espanhol) o item 6.51 que fala sobre esse tema.

PERGUNTA:
"Ao beber Kombucha pode mudar a acidez do sangue?"

RESPOSTA:
"O Kombucha é ácido (pH por volta de 3) proveniente de ácidos, mas a química de ácidos/bases em nosso corpo, está mais influenciada pelo CO2 do sangue, com suas formas tamponadoras associadas (HCO3--H2CO3--etc.)
Este é um sistema dinámico que trabalha constantemente cada vez que respiramos visto que implica na transferencia de CO2 aos pulmões. Nosso corpo na realidade não necessita de ajuda para regular o pH corporal, é difícil observar a forma em que a ingestão de uma quantidade relativamente pequena de líquido com ácidos orgánicos, ao entrar num estómago ainda más ácido, influenciaría no pH corporal de alguma forma."

Encontrei matéria esclarecedora sobre os efeitos do pH inadequado no sangue , efeitos que tanto podem ser por ácido ou alcalino, pois ambos trazem transtornos ao bom funcionamento do organismo.

E finalmente posso ter chegado à conclusão, pelo exposto nesta última matéria, que não seria pela ingestão da dosagem diaria recomendada de Kombucha, que nosso sangue poderia passar à condição de ácido, e sim por uma alimentação incorreta.

Esta minha conclusão não é definitiva e apreciaria, pela importancia da dúvida inicial apresentada, se os demais membros do Fórum pudessem opinar.

¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #2 Online: 9 de Julho de 2009, 05:45:17 »
Olá para todos, Pedro, Jorge,

É com imensa satisfação que reparo que nosso eterno questionamento sobre o Kombucha, seus usos e preparo está seguindo um caminho mais complexo. Essa pergunta consagra esse aprofundamento.

Inicialmente, gostaria de identificar a matéria que o Jorge leu sobre o Kombucha, pode ser que o texto esteja errado ou mesmo a tradução esteja errada. Se for no Blog ou no Fórum KBB (o nosso) seria importante corrigir.

Temos um depoimento pessoal no Blog, que é o seguinte: Kombucha no tratamento de cistos ovarianos. Nele percebemos o assunto.

Pessoalmente acredito que ocorram reações internas no corpo assim como aquelas que ocorrem quando ingerimos limão para combater a azia e gastrites. Existem pessoas que utilizam limão em jejum para combater acidez estomacal. Algumas obras sobre fitoterapia explicam isso dizendo que aquilo que é ácido na presença do ácido gástrico se torna uma base. Não tenho conhecimento teórico suficiente sobre o assunto, mas já utilizei o limão em diversas ocasiões para aliviar desconfortos como a azia. O Sal de Frutas é bastante ácido também não? Agora, como bem lembra o Pedro, o pH do corpo depende de um monte de fatores. Existem pessoas que comercializam uma certa "água alcalina" dizendo que o objetivo seria equilibrar o pH. Não sei se é algo comprovado. É um assunto a se estudar. Outro fator interessante é a pré-disposição: quando ingerimos grande quantidade de carnes diariamente e não tomamos suficiente quantidade de água, deixamos nosso corpo pré-disposto a doenças como a gota ou artrites, artroses. Será que algo semelhante ocorre com o Kombucha? digo, de forma inversa?

Uma grande confusão realmente ocorre no conceito de "acidez". Ácido está entre 0 e 6.99, 7 é neutro, 7.1 até 14 é alcalino. Kombucha é ácido (2.7 a 3.5), vinagre é ácido(+- 3.0), refrigerante é ácido (aprox. 2.0), limão é ácido, o suco gástrico é ácido (entre 1.0 e 3.0), saliva de pacientes com câncer (entre 4.5 e 5.7), saliva normal (entre 6.5 e 7.5), o leite é ácido (6.3 a 6.6).  A escala do pH é logarítmica, assim cada passo é dez vezes mais que o anterior. Em outras palavras, um pH de 4.0 é 10 vezes mais ácido que 5.0 e 100 vezes mais ácido que 6.0 e 1.000 vezes mais ácido que 7.0. A água do mar é alcalina (aprox. 8.0), a água sanitária é alcalina (12.5), o sangue humano (entre 7.35 e 7.45) e o sabonete comum (entre 9.0 e 10.0)

Sobre a ação do Kombucha, de fato existem inúmeros relatos publicados referentes a sua acidez. Outro texto interessante é Kombucha é remédio para tudo?, que fala sobre alguns benefícios na restauração celular.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline bkcleom

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +6/-1
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2009, 02:47:14 »
Jorge,

O equilíbrio eletrolítico ou homeostase é um mecanismo muito complexo que envolve mais de um sistema ou caminho.
Os termos usados seriam Acidose Metabólica X Alcalose Metabólica e, ainda, Acidose Respiratória X Alcalose Respiratória.
Estas quatro possibilidades estão envolvidas entre si para a produção do equilíbrio ou homeostase, repito. através de caminhos muito complexos que envolvem sistemas tamponantes ou "amortecedores de ph"

Se o corpo está saudável ou mesmo com pouco desvio de saúde, a ingesão de Kombucha não pode tornar seu sangue nem mais ácido nem básico, por que o corpo regularia o desvio causado pela ingestão acidificada criando um mecanismo de alcalinização.

Em relação a formaçõs tumorais a análise é ainda mais complexa, tendo em vista que a multiplicação do tecido tumoral cria uma situação diferente em que ascélulas tumorais apresentam o pH intracelular desviado para o alcalino e o pH extracelular desviado para o ácido.

O importante é verificar que não haja ingestão de excesso de bebida, particularmente com excesso de acidez por que não há benefício nisto. O que buscamos com o uso contínuo de um suplemento probiótico é o equilíbrio de funções vitais.
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 06:58:34 por Marcus »

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2009, 15:28:06 »
.....Se o corpo está saudável ou mesmo com pouco desvio de saúde, a ingesão de Kombucha não pode tornar seu sangue nem mais ácido nem básico, por que o corpo regularia o desvio causado pela ingestão acidificada criando um mecanismo de alcalinização.....  

Sou uma prova viva (sim, ainda estou vivo) disso.
Se vcs procurarem aqui no Fórum, já falei muito sobre "Kombucha Ácido"
Cheguei a ter grande estoque de Kombucha ácido, por interpretação de instruções erradas em outras origens.
Não fui capaz de jogar pelo ralo toda aquela produção e consumi, ao longo de +/-3 meses, produto ácido. Realmente nada agradável. Mas estou aqui para contar a experiencia.  ;)
Logicamente agora conheço melhor o assunto, e não faço mais vinagre  ;D , se bem que aquele vinagre também teve sua utilidade.
¡ Namastê !

Offline dttaq

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Re:Kombucha X PH X Saúde
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2014, 00:12:36 »
Jorge Oliveira e demais membros, vocês sabiam que o limão sendo um alimento ácido, porém, ao ser metabolizado no organismo torna-se num poderoso alcalinizante? Aceito que o mesmo princípio valha para o Kombuchá.

Offline katiak

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
« Resposta #6 Online: 4 de Março de 2017, 18:13:24 »
Jorge Oliveira e demais membros, vocês sabiam que o limão sendo um alimento ácido, porém, ao ser metabolizado no organismo torna-se num poderoso alcalinizante? Aceito que o mesmo princípio valha para o Kombuchá.

Li isto em algum lugar... não lembro onde! Mas sim, dizia que o Kombucha funciona da mesma forma que o limão, tornando o sangue alcalino. Se eu achar a fonte eu posto para vcs aqui!  ;)

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #6 Online: 4 de Março de 2017, 18:13:24 »