Autor Tópico: Fibromialgia  (Lida 5113 vezes)

Offline bkcleom

  • Membro Regular
  • **
  • Mensagens: 10
  • Popularidade: +6/-1
Fibromialgia
« Online: 13 de Julho de 2009, 00:38:27 »
Em 1999, minha irmã sofreu um acidente automobilístico gravíssimo.

Embora acompanhada por profissionais de ortopedia e fisioterapia de referência, isto não impediu  o surgimento de fibromialgia, o que a obrigou a aposentar-se com, aproximadamente, 40 anos, no auge de uma carreira profissional extremamente bem sucedida.

Utilizava dosagens cada vez mais altas de múltiplos medicamentos, apenas para combater os sintomas, uma vez que o processo nunca mostrou redução. Ao contrário, cada vez mais dor e limitação dos movimentos.

Em março, mudou-se para minha cidade e iniciou o uso de Kombucha.

Gradativamente, reduziu os medicamentos alopáticos, até que a dose da última receita acabou e não foi renovada.

Hoje, ela me autorizou a relatar o progresso do seu caso:
Após quatro meses de uso contínuo, ela não sente mais dores e não precisa de medicamentos para dormir. Na realidade, não usa mais qualquer medicamento.
De forma natural, está se esquecendo do pesadelo de sentir dores 24 horas por dia, todos os dias.


A fortuna de poder acompanhar o que está acontecendo com ela, permite-me ainda nesta semana e de forma bem segura, entregar a mais duas pacientes com diagnótico de fibromialgia duas magníficas matrizes de Kombucha, saudáveis e promissoras. 

Penso que outros portadores deste problema, a Síndrome de Fibromialgia, podem se beneficiar deste relato.

   
 





 

Offline Marcus

  • _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • *****
  • Mensagens: 161
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Fibromialgia
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2009, 14:36:52 »
Olá bkcleom,

Mais uma vez você nos traz um caso interessante. É um relato e tanto.

Posso tentar elucidar um pouco o conceito de fibromialgia? Por favor me corrija se estiver errado.

Doenças diagnosticadas como fibromialgia são aquelas que envolvem processos dolorosos notadamente aqueles relacionados as dores musculares, dos ligamentos e tendões. Podem apresentar dor semelhante aquelas do reumatismo, ou quando distendemos algum músculo ou ainda quando batemos e machucamos algum tendão. Dores que também podem ser causadas por processos inflamatórios e que demandam o uso, em alguns casos, de antiinflamatórios e analgésicos narcóticos para o alívio da dor.

É uma doença com diagnóstico extremamente difícil porque depende exclusivamente da capacidade e experiência do profissional que está examinando e recolhendo dados sobre as dores do paciente. Normalmente pessoas com fibromialgia sentem dores por todo o corpo e continuamente, queixam de dores "nos ossos", "nos nervos", "por dentro", "dói tudo", "o corpo todo dói". É difícil até mesmo para o paciente determinar o tipo dor que sente. Aliado a isso a ansiedade, a irritação repentina, as alterações do humor em função dos processos dolorosos, como bkcleom lembra, a insônia. Em alguns casos há um certo enrijecimento ou enfraquecimento de grupos musculares o que causa desconforto, indisposição, aumento da dor. É um tormento crônico e que pode causar a mudança radical numa vida, sem dúvidas.

O que mais uma vez podemos vislumbrar é o movimento. Busca é movimento. Buscar saúde é se movimentar.

Buscar o alívio da dor!? o que não daríamos pelo alívio de uma dor? não é pouco não... daríamos tudo!
Somente quem já teve sua vida modificada pela dor pode perceber a profundidade de tal afirmação.

Siga em frente afortunada guerreira da saúde. O que posso mais te dizer?

Talvez sirvam algumas poucas palavras de um relato ainda pulsante. No momento enfrento um pequeno problema, mas com desdobramentos que afetam o meu destino. No final do mês passado lesei minhas mãos por excesso de trabalho - trabalho com computadores a maior parte do tempo. O ortopedista diagnosticou tendinite e passei aos antiinflamatórios, dores constantes, crônicas e incômodas nas mãos. Senti alguns choques, fraqueza muscular e dor principalmente nos movimentos menores. Tomei medicação forte para dor, mas foi descontinuada. Bem, até aqui é um relato normal, típico da minha área de atuação.

Mas alguns detalhes e coincidências ocorreram também: eu havia parado com o consumo diário de Kombucha porque achei importante "dar um tempo" para o corpo. Foram cerca de 3 meses e somente reiniciei o uso agora a uns 10 dias. Pratico musculação a vários anos e faço trekking em montanhas (estou em Minas Gerais). Nesse período sem o Kombucha me senti mais "enferrujado'. Como se as articulações estivessem mais "enrijecidas" e não sei se em consequência disso eu me machuquei algumas vezes. Talvez porque as articulações estivessem mais "lubrificadas" quando em uso do Kombucha? É uma questão....

Coincidência ou não, principalmente pelo pequeno período de tempo envolvido, o que relato agora está ocorrendo no presente momento: minhas mãos não estavam melhorando e mesmo com o uso de antiinflamatórios estavam doendo cada vez mais. Depois de alguns dias tomando Kombucha já consigo escrever esse texto demorando cerca de 3 vezes o tempo que levava antes, sem dores fortes. O processo que segundo o ortopedista demoraria cerca de 2 meses para regredir e que poderia ter determinado o meu afastamento dos teclados, após recente exame no especialista em mãos demonstrou que a estrutura dos tendões se desinflamou e que não apresenta perda de força e nem dor aguda. As dores que no início ocorriam 24 horas, passaram a não ocorrer entre 20:00 e 23:00, depois entre 20:00 e 01:00, depois passou a doer somente a tarde, ontem doeu muito menos tempo, digamos umas duas horas e percebo hoje que está melhorando.

Bem, até agora é isso: parei o uso dos medicamentos e a recuperação está seguindo rapidamente. Espero poder relatar em breve a melhora definitiva. ;)
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re: Fibromialgia
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2009, 14:36:52 »