Autor Tópico: Se um scoby híbrido estiver próximo ao scoby hotel, ele pode contaminar o hotel?  (Lida 95 vezes)

Offline nocego

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Pessoal, como muitos devem saber, não é recomendado deixar o kefir próximo ao kombucha, pois se eu não me engano o kombucha solta esporos no ar e pode acabar contaminando o kefir.

Minha dúvida é a seguinte: algum tempo atrás cultivei o scoby em chá de erva mate e também em chá de hibisco. No entanto, o scoby usado para essas fermentações e os novos scobys que se formaram foram descartados, não usei eles para voltar a fermentar no chá da camellia sinensis, para isso usei um scoby que estava no hotel. E também não usei os chás fermentados de mate e hibisco como chá de arranque para um novo kombucha de camellia sinensis, para isso usei o chá do scoby hotel.

O problema é que esses chás de erva mate e hibisco fermentaram bem ao lado do meu scoby hotel, que só tinha scobys cultivados em chás preto e verde. Será que o meu scoby hotel foi contaminado pelo scoby de erva mate e de hibisco e agora todos os scobys dele são híbridos?