Autor Tópico: Aroma da bebida pronta  (Lida 4340 vezes)

Offline Miguel Vieira

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
Aroma da bebida pronta
« Online: 8 de Setembro de 2009, 15:42:42 »
Olá a todos,

estou já na minha segunda fermentação, após ter recebido uma doação de colônia-mãe do Pedro, daqui do fórum. Aliás, Pedro, obrigado pela doação e instruções caprichadas!

Estou gostando bastante da bebida. A única coisa que não me agradou muito foi o aroma que sai da garrafa, ao abri-la após a segunda fermentação: tem um quê meio sulfuroso (lembra ovo, ainda que bem suave), como o que dá para sentir em algumas fontes de água mineral.

Esse aroma aparece na bebida de vocês também? A minha foi fermentada por 8 dias num pote, mais 4 ou 5 dias em garrafinhas de 500ml; nada de mofo, tudo bem levado etc. Estou pensando em experimentar adicionar o gengibre, como na receita que o Marcus disponibiliza no blog, para ver se o aroma melhora; de resto, como disse, achei delicioso.

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Aroma da bebida pronta
« Resposta #1 Online: 9 de Setembro de 2009, 16:33:03 »
Olá miguelsvieira,

Normalmente percebo o aroma de vinagre no local da fermentação. O aroma que você descreve é após a segunda fermentação. Não sei se nunca percebi o cheiro ou se nunca associei o cheiro, mas o fato é que enxofre é um aroma bem forte e presente. Acredito que teria sentido algo assim. O "cheiro de ovo" normalmente está no recipiente utilizado, apesar de você ter lavado bem.

Algumas pessoas tem a capacidade de perceber aromas de forma bastante refinada, e assim, reconhecer determinados cheiros com maior facilidade. Eu nunca percebi esse cheiro na bebida pronta, mas já bebi Kombucha num copo com "cheiro de ovo" (fica horrível mesmo).

Quanto ao preparo, a cada nova fermentação você descobrirá um sabor diferente. E verá com o passar do tempo que não existe receita perfeita para o Kombucha, porque ele se comporta como quer, isso é, com a mesma receita, idêntica, você vai conseguir resultados e sabores muito diversos.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Miguel Vieira

• Associado
  • *
« Resposta #2 Online: 9 de Setembro de 2009, 18:13:43 »
Oi, Marcus, obrigado pela resposta. Talvez uma descrição melhor para o cheiro que senti seja "ovo podre" (e não ovo). Mas é bastante suave, como eu disse -- do contrário seria muito ruim de tomar...

Já tomei em diversos copos / garrafinhas, estou supondo que o aroma venha da bebida mesmo. Durante a primeira fermentação eu também percebo cheiro de vinagre, como você mencionou.

Abraços,
Miguel

Offline adriana-marins

• Associado
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2017, 05:00:02 »

Olá miguelsvieira,

Notei o mesmo odor de ovo podre na segunda fermentação de Kombucha de suco de uva integral. Em dois frascos diferentes. Tudo esterilizado e lavado. Desconfio que seja alguma reação com o suco de uva, mas ainda não analisei precisamente. Vou pesquisar e avaliar as reações químicas e vou ver se encontro a resposta.

O curioso é que em outras produções usei outras frutas e em nenhum caso ocorreu o odor de ovo, apenas odor avinagrado.

Na próxima produção vou fazer um teste com uva e frutas diferentes para avaliar se é uma reação da fruta ou do lote produzido.

Se puder responder se o seu foi feito com uva na 2F, se ocorreu isso com outras frutas?

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2017, 05:00:02 »