Kombucha - debates > Assunto: O preparo do Kombucha

Aroma da bebida pronta

(1/1)

Miguel Vieira:
Olá a todos,

estou já na minha segunda fermentação, após ter recebido uma doação de colônia-mãe do Pedro, daqui do fórum. Aliás, Pedro, obrigado pela doação e instruções caprichadas!

Estou gostando bastante da bebida. A única coisa que não me agradou muito foi o aroma que sai da garrafa, ao abri-la após a segunda fermentação: tem um quê meio sulfuroso (lembra ovo, ainda que bem suave), como o que dá para sentir em algumas fontes de água mineral.

Esse aroma aparece na bebida de vocês também? A minha foi fermentada por 8 dias num pote, mais 4 ou 5 dias em garrafinhas de 500ml; nada de mofo, tudo bem levado etc. Estou pensando em experimentar adicionar o gengibre, como na receita que o Marcus disponibiliza no blog, para ver se o aroma melhora; de resto, como disse, achei delicioso.

Marcus:
Olá miguelsvieira,

Normalmente percebo o aroma de vinagre no local da fermentação. O aroma que você descreve é após a segunda fermentação. Não sei se nunca percebi o cheiro ou se nunca associei o cheiro, mas o fato é que enxofre é um aroma bem forte e presente. Acredito que teria sentido algo assim. O "cheiro de ovo" normalmente está no recipiente utilizado, apesar de você ter lavado bem.

Algumas pessoas tem a capacidade de perceber aromas de forma bastante refinada, e assim, reconhecer determinados cheiros com maior facilidade. Eu nunca percebi esse cheiro na bebida pronta, mas já bebi Kombucha num copo com "cheiro de ovo" (fica horrível mesmo).

Quanto ao preparo, a cada nova fermentação você descobrirá um sabor diferente. E verá com o passar do tempo que não existe receita perfeita para o Kombucha, porque ele se comporta como quer, isso é, com a mesma receita, idêntica, você vai conseguir resultados e sabores muito diversos.

Miguel Vieira:
Oi, Marcus, obrigado pela resposta. Talvez uma descrição melhor para o cheiro que senti seja "ovo podre" (e não ovo). Mas é bastante suave, como eu disse -- do contrário seria muito ruim de tomar...

Já tomei em diversos copos / garrafinhas, estou supondo que o aroma venha da bebida mesmo. Durante a primeira fermentação eu também percebo cheiro de vinagre, como você mencionou.

Abraços,
Miguel

adriana-marins:

Olá miguelsvieira,

Notei o mesmo odor de ovo podre na segunda fermentação de Kombucha de suco de uva integral. Em dois frascos diferentes. Tudo esterilizado e lavado. Desconfio que seja alguma reação com o suco de uva, mas ainda não analisei precisamente. Vou pesquisar e avaliar as reações químicas e vou ver se encontro a resposta.

O curioso é que em outras produções usei outras frutas e em nenhum caso ocorreu o odor de ovo, apenas odor avinagrado.

Na próxima produção vou fazer um teste com uva e frutas diferentes para avaliar se é uma reação da fruta ou do lote produzido.

Se puder responder se o seu foi feito com uva na 2F, se ocorreu isso com outras frutas?


Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa