Autor Tópico: Dica: cuidado com chá quente em pote de vidro...  (Lida 4214 vezes)

Offline Miguel Vieira

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
Dica: cuidado com chá quente em pote de vidro...
« Online: 8 de Setembro de 2009, 15:51:21 »
Car@s, uma dica: deixem o chá esfriar antes de passá-lo ao pote de vidro em que vão fazer a fermentação. Em uma das fermentações que fiz, bobeei e pus no pote de vidro que estou usando o chá ainda quente, com a intenção de deixá-lo chá esfriar ali mesmo antes de juntar a colônia. Resultado: pote de 3L trincado e inutilizado.

Minha esposa disse que se inicialmente eu tivesse colocado só uma colher de chá no pote e aguardado um pouco antes de pôr o restante, talvez não tivesse trincado. Faz sentido. Talvez tenha sido azar ou um pote de má qualidade, mas por via das dúvidas nunca mais faço isso.

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Dica: cuidado com chá quente em pote de vidro...
« Resposta #1 Online: 9 de Setembro de 2009, 16:36:58 »
Isso depende muito das temperaturas. A temperatura do vidro, da superfície na qual se encontra e a temperatura da bebida. Caso ocorra um choque muito intenso dessas temperaturas, o vidro pode se romper mesmo, já ocorreu comigo.

Os vidros comuns geralmente não suportam bem a mudança brusca de temperatura.

Geralmente eu deixo esfriar na panela de aço, depois passo para o vidro.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline maramirim

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2010, 12:53:35 »
Para evitar problemas como esse, e para acelerar a preparação do chá, fervo apenas 1/2 litro de água para preparar 3 litros de chá, o que torna mais rápida a fervura. Depois coo o chá no vidro, que já deixo com 2 litros de água fria açucarada, acelerando também o resfriamento. Completo com o kombuchá, para alcançar a marca de 3 litros que fiz no vidro, com caneta marcadora. Depois é só colocar a colônia. Nada de esperar horas para ferver e esfriar.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2010, 12:53:35 »