Guardando as colônias – Ilustrado

Me perguntaram como fazer para retirar, para guardar as colônias logo após a fermentação. Nunca havia pensado em fotografar esse processo, porque acredito que ele seja muito simples, mas agora vi que documentar essa retirada pode ser útil para algumas pessoas.

Para fazer essa retirada temos que:

  • Encontrar um recipiente para armazenar a colônia com um pouco de chá;
  • Lavar bem as mãos;
  • Lavar bem o recipiente que receberá a cultura (colônia);
  • Também lavar os utensílios utilizados durante esse procedimento;
  • Preparar o local, geralmente uma mesa;
  • Destinar algum espaço na geladeira para o recipiente com as colônias.

Procedimento

Trazer a fermentação do local de descanso para a mesa onde será manipulada.

Final da fermentação do Kombucha - bebida pronta
Final da fermentação do Kombucha – bebida pronta

Retire agora o pano que tampa o vidro para procedermos a retirada da colônia. Com as mãos bem limpas, retire a colônia que está por cima primeiro. Muitas vezes essa colônia filho se encontra unida com a colônia mãe abaixo dela. Se isso ocorrer há duas possibilidades: separá-las ou mantê-las unidas. Se estiverem muito coladas, a separação pode partir uma das colônias. Nesse caso elas podem ficar unidas e serem assim utilizadas numa próxima fermentação.

Colônia mergulhando no chá
Transferência da Colônia de Kombucha

Nesse caso abaixo, separei antecipadamente um prato para colocar as colônias no intuito de avaliar o seu crescimento, a cor e o volume da nova colônia e compará-la com a mãe. Repare que também já preparei o recipiente para recebê-las, no caso uma embalagem dessas tipicamente utilizadas para guardar alimentos (tipo Tupperware).

Preparando as colônias para guardar na geladeira - foto 1/5
Preparando as colônias para guardar na geladeira – foto 1/5

Na vasilha de plástico (tipo Tupperware), coloque uma pequena quantidade de chá doce. Isso é o alimento da colônia. Se você pretende manter a colônia armazenada por algumas semanas ou mesmo meses, é recomendável que você troque o chá doce no máximo a cada 30 dias para evitar que a colônia se enfraqueça ou mesmo para de se reproduzir. Lembre-se que o recipiente não deve estar totalmente lacrado, portanto aquelas embalagens de qualidade inferior com a tampa um pouco frouxa talvez seja a melhor opção. Se você lacrar o recipiente ele provavelmente vai se expandir, em função da formação de gases, até que sua tampa saia.

Preparando as colônias para guardar na geladeira - foto 2/5
Preparando as colônias para guardar na geladeira – foto 2/5

Coloque no recipiente todas as colônias que serão guardadas. Nessas imagens existem mais de duas colônias porque eu retirei mais de uma fermentação no mesmo momento.

Preparando as colônias para guardar na geladeira - foto 3/5
Preparando as colônias para guardar na geladeira – foto 3/5

Tenha o cuidado de cobrir as colônias com o chá para que as mesmas sejam adequadamente nutridas e não se ressequem. O ideal é que todas as colônias permaneçam mergulhadas no chá doce.

Preparando as colônias para guardar na geladeira - foto 4/5
Preparando as colônias para guardar na geladeira – foto 4/5

Pode ser utilizado também um pouco do Kombucha pronto, a critério de cada um. Pessoalmente acho que quando colocamos as colônias para armazenagem em Kombucha pronto, elas tendem a se acidificar com maior facilidade e mais rapidamente.

Preparando as colônias para guardar na geladeira - foto 5/5
Preparando as colônias para guardar na geladeira – foto 5/5

Assim dispostas as colônias estão prontas para serem armazenadas. Devemos tampar o recipiente e levá-lo para a geladeira. O local ideal para armazenagem das culturas é logicamente a geladeira, porque em temperaturas mais frias a colônias tem o seu desenvolvimento retardado, isso é, a velocidade da reprodução diminui e dificulta muito a formação de novas colônias. Além disso, o chá vai se tornando mais ácido apesar das colônias não crescerem, e é por isso que devemos trocar o conteúdo líquido de tempos em tempos (é o alimento da colônia).

Colônias de Kombucha alimentadas e prontas para ir para a geladeira
Colônias de Kombucha alimentadas e prontas para ir para a geladeira

Agora está pronto, é só colocar no local destinado a elas. Em alguns dias você irá notar que a tampa do recipiente está estufada. É esperado que isso ocorre. Simplesmente abra e feche novamente a embalagem para que o gás se disperse de dias em dias. Se não fizer isso a tampa provavelmente irá abrir, sem maiores problemas. O único cuidado que eu tenho é manter a embalagem fechada, porque li em algum lugar que poderia ocorrer alguma contaminação. Acredito que não seja comum essa contaminação, mas de qualquer forma, mantenho fechada a embalagem para que não se misturem os aromas dentro da geladeira. Bem, lá vai ela.

Colônias de Kombucha guardadas na geladeira
Colônias de Kombucha guardadas na geladeira

36 comentários sobre “Guardando as colônias – Ilustrado

  1. Olá Margarida,

    Não está viajando não, é possível mesmo. Consegui algumas receitas a um tempo atrás mas estavam todas em alemão. Enviei para uma amiga que se propõs a traduzir mas não se interessou, porque isso foi a mais de 5 anos… Dentre as receitas tem algumas de sopas, de carnes (isso mesmo, carnes!), bebidas, enfim, acredito que seja possível adicionar Kombucha a diversas receitas.

    Temos uma categoria que seriam colocadas as receitas de comidas com Kombucha, mas no momento só tem essa receita de sopa:
    Receitas de Comida

  2. Li num artigo que se vc não tem a colonia pode formá-la usando uma certa quantidade de vinagre no chá já adocicado e com o tempo a colonia vai se formando, essa “panqueca”,é possivel ?
    Atenciosamente,paulo cesar

  3. eu tenho essa kombucha,coloquei no chá como ensinaram,não entendi porque guardar na geladeira éla depois que tirar do chá,me expliquem melhor.

  4. Utilizo a Kombucha a 18 anos e de facto tem muito mais utilidade do que as actuais informaçoes que se encontram na net, o cha deve ser preparado com cha preto de boa qualidade e de preferencia açucar mascavo, o cha ideal para aumentar o sistema himunitario deve ser o cha de 14 dias mas para quem nunca bebeu deve começar com o cha de 7 dias para crianças dos 01-12 anos e de seguida o cha de 10 dias 1 copo pekqueno p/dia, a partir dos 12 anos e adultos começem com o cha de 10 dias, passem para o cha de 12 dias e de seguida ja podem preparar o cha de 14 dias, tomar 1 copo pequeno p/dia è o sufiçiente para evitar doenças de todo o tipo, chas de 21 dias servem para queda e quebra de cabelo, problemas de pele, queimaduras, tonico façial e infecçoes.

  5. Prepara-se o cha preto de boa qualidade e pode-se por 1 colher de sopa de açucar ou 2 por litro depois do cha estar coado, quando o cha esta morno quase frio pode colocar-se a Kombucha la dentro e deixar o nr de dias necessarios ao que se pretende, deve deixar-se num recepiente de plastico ou vidro e cobrir com um pano, deixar perto da janela como uma planta, o cha preparado para beber deve conservar-se no frigorifico atè 1 mes, o cha preparado para queimaduras e infecçoes deixa-se fora do frigorifcio atè 6 meses.

  6. Tenho uma”muda” de kombucha ha já varios anos(ganhei de uma pessoa que me disse que emagrecia, mas nunca me orientou como utilizá-la, agora caiu em minha mãos este endereço onde pude saber mais a respeito. Se a Telma quiser posso conseguir para ela uma”muda” pois no momento eu a utilizo para faxer vinagre natural, adicionando restos de vinho e suco de uva , ela se repriduz muito e de tempos em tempos tenho que descamar e doar.Tenho uma”muda” de kombucha. Moro em Veranópolis – RS e meu e-mail é mgdfsantos@gmail.com.

  7. alguem sabe me dizer p.f. se posso transportar a kombucha dentro de frasco fechado por mais ou menos 12 horas? Obrigada!!!!
    Aline

  8. Vou viajar para outro pais e gostava de levar kombucha comigo, mas para isso terei de levar a kombucha em frasco fechado por mais ou menos 12 horas. Sera’ possivel ela aguentar? Obrigada!!!!

  9. Não existe urgente quando se trata de Kombucha, se você precisa de algo urgente, procure um remédio com o seu médico de confiança. Não há NADA que o kombucha possa realizar com urgência. Essa é a verdadeira lição: o equilíbrio da sua saúde necessita tempo, paciência, fugir da ansiedade… é preciso, em primeiro lugar, saber que Kombucha não é um remédio da alopatia.

  10. boa tarde ! tenho o kombucha a 20dias mas tenho uma grade duvida e procurei respostas e não a encontrei sobre as trocas ! tenho que trocar o cha todos os dias e deixando 10% como ponto de partida , ou cada troca tenho que esperar pela fermentação de 8 a 12 dias u 15 a 18 dias no caso quero para a saúde em geral especialmente para emagrecer ? por favor me responda urgente !! grata Paula

  11. Olá paula de dutra, leia mais o site e você encontrará a sua reposta. Caso tenha realmente dificuldades para realizar uma pesquisa na busca que está em todas as páginas do site, entre no fórum e insira lá a sua pergunta, assim as respostas podem servir para todos os interessados.

  12. Meu nome é Marlene, quero muito ter um Kombucha.
    Há alguns anos passados ganhei uma alga que se reproduzia em chá com um pouco de açúcar, na ocasião, recebi a Kombucha com a identificação de apenas uma alga que é muito boa para a saúde, assim, como, a maioria das algas. A minha Kombucha se reproduziu muito, sempre colocava os filhotes em outro recipiente e as oferecia as pessoas que delas quisessem fazer uso. Bebia um copo desse chá todos os dias, algumas pessoas me criticavam pelo uso que fazia do chá em que a Kombucha ficava depositada mas, eu não dava importância a critica. Depois de algum tempo, minha vida teve algumas reviravoltas e precisei doar a minha Kambucha.
    Há alguns anos, logo que tive acesso a internet fiz uma pesquisa procurando pela Kombucha, mas nada encontrei, em compensação fiz uma amizade maravilhosa com uma família que viu a minha pesquisa, não sei como me acharam, tentaram me ajudar, mas não consegui a Kombucha, mas, ficou a amizade, hoje, procurando informações sobre como tratar plantas aquáticas, encontrei o blog da Kombucha, reviveu em mim a vontade de novamente ter uma Kombucha, uma planta esplêndida, ficava maravilhada como a minha se reproduzia, além dos benefícios da Kombucha, é um ser delicado que me encantava muito, desde qu tive condições de tê-la novamente, vivo procurando-a, fico grata se alguém tiver condições de me ajudar a ter a Kombucha. Grata. Marlene

  13. olá moro em uma cidade no interior da Bahia ( Lauro de Freitas ) caso tenha alguém aqui por perto que queira tenho aqui ou até por carta

  14. Boa noite!
    Gostaria de saber qts dias posso deixar os filhotes de Kombucha no pote na geladeira?
    A minha dá mth filhotes, e se não separo, fica espessa, um vai grudando no outro. Nunca separei pq não sei ao certo se deixa-las como vi aqui na geladeira, ato tempo duram…

    Mto obrigada e paragens pelo Blog!

  15. Coloquei o kombuchá em suco de uva,na proporção de uma parte de suco de garrafa puro p duas de água filtrada e adoçado com açucar mascavo
    será que vai dar certo?
    alguém já fez?qto tempo vcs acham que fermenta?

  16. Há alguns anos atrás conheci uma colônia com a forma redonda, que preparava uma bebida da mesma maneira, ao invés da forma de panqueca era como se fosse pequenas ervilhas gelatinosas. Será que alguém conhece ou tem a mesma?

  17. Por favor, gostaria de tirar uma duvida, em alguns site de busca encontrei informação que pra cada 2 litros de chá, tinha que colocar 1 xícara de açucar a pessoa que me deu a muda me disse que tinha que colocar uma xícara e meia olhando seu blog li que é colher de sopa de açucar. qual e a medida correta para cada 2 litros.

  18. Oi gente por favor como e onde consigo a muda da kombucha
    A muitos anos minha a vó cultivava mas se perdeu depois que ela faleceu desde então
    perdemos a muda; quero voltar a cultivar mas não consegui a muda por aqui alguem pode me ajudar? desde ja agradeço Obrigado aguardo rertorno….

  19. Recebi um pedacinho do kombucha fiz como pediram….. em uma semana cresceram duas colônias, gostaria de saber o que faço agora, qual o passo…

  20. gente me ajudem por favor sou nova atrabalhar com o kombucha tenho muitas duvidas alguem poderia me ajudar?
    ganhei uma colonia na primeira ves eu errei na quantidade de açúcar e vinagre (coloquei so 4 col de acucar e meio copo de vinagre para 2 lts de cha) e eu olhava todo dia….passado 7 dias fui coar. havia varios coisinhas fininhas tipo telinhas e o scoby nao subiu ficou sempre em baixo somente as umas telinhas q sao tipo filmes fininho..bom troquei tudo agora fiz novamente o cha tem dois dias e percebi q tem varios linhinhas enpendurados no scoby filho e eu gostaria de saber se e normal

Os comentários estão encerrados.