Kombucha é remédio pra tudo?

Às vezes, algumas pessoas me perguntam se o Kombucha é uma dessas panacéias vendidas engarrafadas em todo o mundo como remédio para todas as doenças. Não, não é um remédio para tudo. Acredito que o Kombucha tem mais de um foco de ação, isso é, ele serve a mais de um propósito.

Quando iniciamos o uso do Kombucha, normalmente ficamos mais seduzidos pelo seu sabor, pelo aroma, depois pelo seu cultivo, pelo preparo. O que é muito bom, mas o que interessa é que os seus efeitos são notados mesmo, e são relativamente rápidos. A sensação de melhora do organismo como um todo é resultado de algumas regulagens no corpo, realizadas pelas substâncias presentes no chá e é o efeito mais notável e comum a meu ver. E não é preciso mais que um mês de uso diário para se perceber isso.
Existem relatos de benefícios tão significativos, que parecem mesmo milagres, principalmente no que diz respeito às pessoas com problemas digestivos como prisão de ventre,  gastrite. Porém, em alguns casos pode provocar uma leve diarréia, o que o torna contra-indicado para pessoas que já apresentam distúrbios como a diarréia.

Outro aspecto relevante quanto ao uso da bebida diz respeito ao seu uso com o objetivo de emagrecer. O kombucha já se revelou como um potencial inibidor do apetite, e portanto deve ser administrado com cautela por pessoas muito magras ou com tendência a doenças relacionadas a falta de apetite.

Abaixo coloco um pequeno relato encontrado na Internet:

“Há um enorme tesouro de experiência em relação ao cogumelo do Kombuchá. Além de seu uso como bebida refrescante, pode-se ler em quase todos os relatos seu uso também como remédio. Nos relatos dos tempos mais antigos aos modernos, um grande número de doenças são citadas, para as quais o chá de Kombuchá é usado e aprovado. O elenco alcança desde a indisposição mais inofensiva até as doenças mais sérias.

Numerosos médicos e cientistas se ocuparam com os efeitos da bebida do Kombuchá como remédio caseiro. Muitos trabalhos científicos, concernentes ao Kombuchá, estão disponíveis. Eles falam de sua eficácia terapêutica baseada no ácido glucônico, ácido glucurônico, ácido láctico, ácido acético, assim como a vitamina C e o complexo B. Como foi provado, especialmente por pesquisadores russos, muitos de seus componentes possuem características antibióticas e de desintoxificação, e elas desempenham um papel decisivo nos processos bioquímicos do corpo.

Em contraste com muitos fármacos com efeitos colateriais desagradáveis, as substâncias ativas do Kombuchá se destinam a todo o sistema corporal; através de suas amistosas propriedades metabólicas, elas podem restabelecer uma condição normal nas membranas celulares sem efeitos colaterais e deste modo promover o bem estar da gente. Vamos usar estes poderes naturais para manter nossa vitalidade, atividade, assim como nossas capacidades mentais e físicas!”

Encontrado em http://www.kombu.de/fasz-por.htm

15 comentários sobre “Kombucha é remédio pra tudo?

  1. Me tirem uma duvida , como eu devo porceder se não tenho uma colônia ?
    Tem como produzir uma fazendo o chá e esperando fermentar uns 15 dias?

  2. Tente entrar no fórum e colocar um pedido no local onde mora. Leia sempre o conteúdo do fórum correspondente ao seu Estado, pode ser que tenha algum doador disponibilizando colônias em outra cidade.

  3. Eu preciso muito do Kombuchá para tratamento de saúde. Pesquisei e percebi que ela vai me ajudar com problemas do metabolismo, artrose, artrite e problemas nas cartilagens.
    Eu resido em Curitiba.
    Por favor, que tiver e desejar me enviar pode me contatar pelo meu email- Agradeço muitíssimo.
    Beijos

  4. Começamos a usar o Kombuchá em dezembro de 2015. Meu marido tomava 2 medicamentos para controle da diabetes e hoje já não tem mais a necessidade dos medicamentos e a taxa da glicose dele dificilmente ultrapassa 114. Os benefícios são vários!!! A doação que consegui tinha mais ou menos uns 5cm de diâmetro e hoje já tenho cinco potes de 2 lt com colônias grandes. Ela se reproduz muio rápido.

  5. Para fazer Kombucha e necessario o cha doce e skoby(que e o cogumelo). Cha preto, cha verde ou o cha oolong vendidos em casas chinesas, japonesas ou casas de cha. O cha tem que ter cafeina. Para fazer o cha usa 500 ml de agua ou 2 copos americanos(1 e 1/3 xicara igual a 250ml ou 1 copo), 250ml de acucar, 7 pacotinhos de cha. Deixa o cha esfriar completamente sem ir a geladeira. Adicionar o cha doce pronto e frio mais 1 scoby que e’ o cogumelo mais um copo de kombucha ja pronto em um jarro de vidro ou louc,a. Cubra com tecido ou pano de prato limpo, um elastico em cima do pano para nao entrar insetos e deixe dentro de um armario para que nao pegue luz. Depois de 7 dias o kombucha esta pronto e outro skoby sera produzido. Pode-se tomar o cha kombucha assim ou fermenta-lo por mais 2 ou 3 dias colocando o liquido em vidros com tampas e deixando os vidros fechados dentro do armario. Nao deixe muito tempo porque com a fermentacao o vidro pode explodir. Deixe 1 skoby e um copo de kombucha no jarro de vidro e adicione cha novamente como a receita acima para fazer mais kombucha sempre em 7 dias, assim voce tera sempre kombucha para seu consumo. Se deixar por muito tempo kombucha fica azedo como vinagre. Todos os utensilios e maos precisam ser bem lavadas e desinfetadas antes do processo. Vinagre e o melhor desinfetante pois detergente mata as bacterias. Nao use plastico nem metal mas so vidro ou louca.

  6. Desculpas, sao 12 ou 16 copos de agua, dependendo se quer o cha forte ou pouco mais fraco. Eu estava traduzindo do Ingles e coloquei 2 copos e nao 12 copos de agua.

Os comentários estão encerrados.