A colônia pode ser armazenada. Portanto, onde armazená-la?
Ela é extremamente resistente, tem uma longa durabilidade e se reproduz rapidamente. Quando tiver muitas e alguma já estiver bem escura, tente dividir a colônia com as mãos e você podera perceber sua força e textura.
Se o foco é manter a longevidade da colônia, alguns pontos devem ser observados:
- Manter a colônia em local frio ou gelado retarda imensamente a produção da colônia sem prejudicá-la muito.
- Dar comida para a colônia – chá e açúcar – durante a armazenagem, num intervalo de 20 ou 30 dias manterá sua vitalidade.
- Acomodar a colônia em vidro fechado com uma tampa que não lacre totalmente o ar no interior do recipiente, proporcionando que a colônia se mantenha isolada dos outros alimentos (quando mantida no refrigerador) mas permitindo que os gases produzidos na fermentação natural saiam lentamente.
- No caso de acomodar a colônia em vidro fechado na geladeira, abrir o vidro pelo menos uma vez por semana que a colônia respire e para evitar também que a tampa fique estufada.
- No caso de acomodar a colônia fora da geladeira, manter a mesma em vidro fechado e trocar a comida – chá e açúcar – uma vez por semana.
Devemos ter em mente que se trata de um ser vivo, e como tal deve ter respeitados alguns limites. Lembre-se disso ao realizar suas próprias experiências com a colônia.
Algumas pessoas acham um tanto “cruel” deixar a colônia morrer seca para ser utilizada na confecção de esculturas, ou batida viva no liquidificador no intuito de produzir um bom creme. Bem, é um ser vivo. Cada um tem uma imagem do conceito de “cruel”. Deixando a visão pessoal à parte, seres vivem da morte de outros seres.
amei a receita vou fazer usar em meus pacientes de estetica.
o cha da minha colonia esta feito como me mandaram porem
na camada que chamamos de filha que e que fica em cima ou seja a primeira
utimaente ta criando uma leve camada mofo com fazer para protejela
me orientem por favor
ficarei muito grata abraço lourdina;
Olá maria de lourdes silva, por favor, insira sua pergunta em nosso fórum para que as respostas sirvam para outras pessoas em uma consulta futura.
Leia o texto: Colônia com mofo e Colônias que não deram certo
Na verdade a Kombucha não é apenas um ser vivo mas muitos microorganismos que formam a colónia…
Oi Patrícia, de fato. Mas entenda: é uma colônia e enquanto tal é um ser vivo. Assim como somos formados, como um corpo humano, por muitos microrganismos mas somos denominados um ser vivo.
Sim,é verdade…e nós também somos um organismo que faz parte do ser vivo planeta terra!
Agradeço todas as informações partilhadas,o blog está muito bom!
Isso! :) Obrigado! ;)
Onde consigo minha primeira colonia de Kombocha?
eu queria saber como ter o kanbutia e como faço pra ter a muda e como fazer pra produzir um abraço
Caso não consiga uma porção do chá pronto para fazer a minha bebida pela primeira vez, posso fazer sem ele??
Infelizmente não é possível Alessandra. Você deve conseguir uma colônia inicial. Tente entrar no Fórum, em seu Estado e solicitar uma doação.
Boa noite
Presentemente, tenho bastante Kombuchá já guardado em garrafas de vidro dentro do frigorifico, que me vai demorar tempo a beber (minha esposa não pode beber…) e gostaria de guardar as minhas duas colónias durante dois meses, mas por forma a que não morressem.
Poderei coloca-las em garrafa de vidro ou caixa plástica, com chá já feito, e que cuidados deverei ter…?
Grato pelo vosso apoio, aceitem o meu Fraterno abraço.
Favor inserir suas perguntas no fórum. Esse espaço é reservado a comentários sobre o artigo acima.
Obrigado, Marcus.
Qual o endereço do forum
O mais completo fórum sobre Kombucha!
As “mudas” e colônias podem ser guardadas em garrafas pet cortadas e tampadas com o perfex? Ou o armazenamento é só em vidros? Tenho a intenção de produzir muitas para doar e ajudar algumas pessoas.