Posso fazer Kombucha utilizando mascavo?

Normalmente pensamos que a melhor forma de se produzir uma bebida natural, probiótica, seria utilizar um produto também natural, e assim é lógico pensar: porque não utilizar açúcar mascavo ao invés do açúcar refinado? E a resposta é muito simples: porque quem vai se alimentar do açúcar não é você e sim a colônia. E seguramente é o melhor alimento para a colônia, como tem sido divulgado a anos em diversas receitas pelo mundo.

Se eu já tentei utilizar o açúcar mascavo? sim. Não gostei do resultado, e a colônia menos ainda: o sabor resultante não é tão bom quanto com o açúcar refinado e a colônia não se desenvolveu de forma normal – ficou fraca.

Por isso concluí que o melhor tipo de açúcar para a fermentação do Kombucha é o açúcar refinado. Em segundo lugar eu colocaria o açúcar cristal. Em terceiro o açúcar de confeiteiro.

12 comentários sobre “Posso fazer Kombucha utilizando mascavo?

  1. Estou em Belo Horizonte. Posso te fornecer uma colônia inicial, mas não tenho como te enviar. No momento não temos nenhum colaborador em SP. Se souber uma forma de vencer essa distância, me envie um e-mail.

    Fevereiro de 2009 – Agora o blog conta com um espaço específico para doações. Se você precisa de uma colônia entre no Fórum KBB.

  2. Olá
    Há uns anos uma sobrinha minha falou-me e deu-me o que ela dizia ser uma alga que lhe havia sido dada por uma religiosa brasileira… vim agora a ver por acasoque se tratava de Kombucha , porque tambem ela fazia com chá , não podia mecher com nada de metal , e porque vi aki na net as imagens e não me resta duvida…ela dizia que havia curado um tumor , que estava para ser operada, e que ficou curada sem operação depois de ter bebido desse chá.. isso foi há uns anos atráz, entretanto a minha “alga” desapareceu…esteve uns meses internada e quando fui ver estava escura e ressequida, tinha pontos de bolor, não sei se morreu! no entanto limpei o melhor possivel e tornei a mete-la em chá com açucar e tem agora o que me parece ser uma nova colónia , mas se calhar está estragada ou contaminada… tem uns fragmentos dispersos, gelatinosos, que me parece ser outra a nascer… se formar novamente aquela rodela do tamanho do ricipiente onde a tenho com o chá,poderei aproveitá-la?
    Gostaria de saber se em Portugal há algum sitio onde me possam arranjar umj exemplar, doado ou comprado.. prometo désta vez tratar com muito cuidado e não deixar morrer..
    Muito obrigada! Alcina

  3. Ao final gostaria saber das pessoas que tem mais experiencias e conhecimentos. Qual é o melhor açucar para o preparo do Kombucha?
    Giovanni

  4. Todas as informações disponíveis no site estão a um simples passo de sua curiosidade: fazendo uma pesquisa podemos encontrar quase todo tipo de informação acerca do uso, do preparo, da colônia, assim como dos ingredientes relacionados ao Kombucha.
    É muito fácil: simplesmente escreva o que você procura no buscador do site localizado no menu a direita. Onde? onde se vê escrito:
    “Faça uma busca!
    Procure a informação que você precisa pela busca do site!”
    E logo abaixo tem um espaço para você escrever e localizar por tópicos aquele que mais se parece com o que você procura.

  5. Alguns anos atrás, minha esposa fez uma ultrasonografia, no qual constatou um cisto no útero ou ovário o tamanho quase de um limão. O médico receitou remédios para o tratamento mas uma amiga naturalista nos forneceu este produto, chamado kambucha, não tomou o remédio, e passou a tomar regularmente o chá. Após 60 dias, em nova ultra-som, constatou que o cisto havia desaparecido com sucesso, mas nunca deixe de ir ao médico, ou tome com os medicamentos.

  6. Eram utilizados outros tipos de fonte alimentar doce.

    Favor postar perguntas no Fórum Kombucha Blog do Brasil. O fórum tem um formato mais adequado para perguntas e respostas. Outra pessoas poderão te responder. Esse espaço serve para que você escreva um comentário sobre o artigo acima.

    O endereço do fórum é http://www.kombucha.blog.br/forum e você pode acessar esse mesmo endereço lá no topo da página abaixo do título tem um link escrito Fórum.

  7. Lia, vale a mesma orientação dada na questão acima.
    No Fórum tem um espaço específico para solicitar colonias.
    E o dia de amanhã, quando sentir o gostinho do Kombucha… vc estará lá como doadora tambem.

Os comentários estão encerrados.