Posso mesmo preparar o chá em casa?

Claro que pode! O preparo em casa não tem nenhum mistério, e a observação principal que se deve fazer é: se a colônia não está com aspecto de estragada quando for retirar o cultivo.

Um texto interessante fala sobre a insegurança daqueles que iniciaram agora o cultivo do Kombucha:

“Cada um pode preparar a bebida do Kombuchá em sua própria casa por alguns trocados. Uma vez que o cogumelo do chá se multiplica continuamente, pode-se começar com um pedacinho e deixar borbulhar uma fonte de bebida estimuladora da saúde. A preparação é sem problemas, quando é feita corretamente. A bebida do Kombuchá é preparada desde eras remotas e este é passado adiante, de famíla em famíla, como sinal de amizade e de ajuda mútua. Ele possui uma grande vitalidade e uma grande capacidade de regeneração. Se ele não possuísse esta grande força biológica vital, não teria sobrevivido ao longo período desde sua suposta descoberta no reino da China há mais de 2000 anos até hoje.

Hoje – na maior parte das vezes por ignorância ou por interesses econômicos – oportunamente se alerta as pessoas para não prepararem sua própria bebida de Kombuchá. Quando isto acontece, então eu recomendo: descubra de quem vem o conselho. É competente este que se mete neste assunto de Kombuchá? Em que se apóia sua opinião? Quais interesses estão atrás disto? Binder e Wahler (1988, pág. 91) escrevem: “Com estudos científicos demonstra-se hoje tudo o que for possível”. E o Dr. Bruker diz (1989, pág. 7): “Informação objetiva e livre de interesses tornaram-se uma raridade em nosso tempo”.

Advertências contra a preparação própria da bebida do Kombuchá são, em todo caso, justificáveis, quando tiver sido perdido o conhecimento sobre o exato “como, com que, porque, etc.” e as pessoas então fazem muitas coisas erradas, com todo tipo de experimentações, em vez de se aterem a receitas confiáveis. Mas quando se trabalha de forma limpa e se a gente se atém a instruções comprovadas, então não subsistem preocupações em preparar a bebida em casa como ocorre desde gerações. Quem possui o conhecimento necessário pode lidar com sucesso com o cogumelo do chá – assim como também lida com outros alimentos “abertos” em sua casa. Quem se atém às velhas regras aprovadas poderá preparar uma bebida de Kombuchá perfeita, saborosa, benéfica e eficaz. O cogumelo vai se multiplicar e acompanhar seu proprietário pela vida e realizar coisas boas. ”

retirado de http://www.kombu.de/port-11.htm

2 comentários sobre “Posso mesmo preparar o chá em casa?

  1. Eu já criei Kefir de água, muito bom, mas NUNCA tinha visto Kombucha, é um ser vivo semelhante. Minhas dúvidas são: pode ser criado em pequena quantidade? Tipo um vidro de palmito? Porque o Kefir em criava pouco dai quando ele se reproduzia eu jogava fora alguns e outra pode usar água de torneira para fazer o chá? (o Kefir sei que não porque quando você lava ele ele ficava muito ácido)

Os comentários estão encerrados.