Processo de Fermentação

Achei um artigo muito interessante e com fotos em um site aparentemente da Inglaterra. Ele demonstra o processo de fermentação com imagens bem explicativas. Abaixo uma tentativa de tradução.

“Este é um diário fotográfico do processo da fermentação do chá de Kombucha.

Este processo pode variar de pessoa a pessoa [e de lugar a lugar, de utensílios a utensílios, etc]. Pode ser devido a fatores ambientais (do aquecimento, etc), a linhagem de cultura, a saúde da cultura, o tipo de chá usado e / ou o tipo e quantidade de açúcar usados.
Eu posso ter, em condições normais, algum chá pronto em um tempo razoavelmente curto. Se a sua fermentação está demorando, não se preocupe, desde que:

  • Esteja fermentando corretamente.
  • Ingredientes corretos sejam usados em quantidades apropriadas.
  • A faixa de temperatura esteja entre 20°C – 30°C.
  • Não há mais nada incomum acontecendo.

então um tempo maior pode ser realmente melhor!
Quanto mais tempo de fermentação mais compostos orgânicos são produzidos.
Lembre, nós não medimos o tempo de fermentação pelo espessura da cultura recém formada, mas pelas caracteísticas do chá pronto – por exemplo o gosto.

Dia da preparação – dia 0

A solução nutritiva é feita usando o chá verde ou preto. A cultura e um pouco de Kombucha já pronto são adicionados.

Há bolhas que você pode ver na superfície. Não há atividade ainda, só bolhas solução do arranque (um pouco do Kombucha já pronto).

Kombucha dia 0

Primeiro dia

A princípio, aparece ter havido pouca alteração, entretanto você pode perceber alguma atividade em torno da colônia na superfície (no fundo à direita).

Kombucha dia 1 - 1

Você pode ver melhor a atividade do kombucha nesse close-up:

Kombucha dia 1 - 2

Quando você observar mais de perto próximo na superfície, você realmente vê uma nova cultura começado a se formar.Eu usei um flash em minha câmera e isso iluminou melhor a finíssima camada na superfície.

Kombucha dia 1 - 3

Você pode ver algumas formações iluminadas ao lado direito do reflexo do flash.

Segundo dia

Pequenos fragmentos [de colônia] crescem bem agora no outro lado da superfície do chá, no entanto poder ser difícil para ver porque ainda é fino e translúcido. Você pode ver que o branco se fortaleceu no fundo a direita – da mesma forma como vimos no início do crescimento no primeiro dia.
A esquerda da cultura você pode ver um sombra escura. Este é o acúmulo de sedimento no fundo do recipiente. Tudo isso é atividade normal.

Dia 2 - 1

Neste close, você pode ver a fina camada mais claramente:

Dia 2 - 2

Terceiro dia

O camada filha [camada por cima] começa a engrossar e, neste estágio, o processo de converter chá e açúcar em ácidos orgânicos e outros compostos estão caminhando.

Dia 3 - 1

Como você pode ver nesse close, o novo ‘bebê’ está realmente começando a se formar.

Dia 3 - 2

Alguns iniciantes podem ficar confusos nos primeiros dias quando virem fragmentos na superfície do chá. É uma nova cultura se formado – não confunda isso com mofo.

Aqui está uma imagem da colônia com mofo [ compare e verá que é bem diferente ]. (feche a nova janela para voltar aqui).

Quarto dia

Dia 4 e você é agora capaz para ver claramente a nova cultura se formando sobre o chá [solução nutriente]. Abaixo desta superfície tipo geléia, há muita mudança ocorrendo ao chá doce.

Dia 4 - 1

Olhando um pouco mais de perto, você pode ver que há bolhas presas sob a nova cultura.
Os bolhas são geradas pela fermentação [como uma levedura] – criando CO2 (efervescente).

Dia 4 - 2

O cultura está crescendo constantemente, camada sobre camada, e prende muitas bolhas entre elas.

Quinto dia

O cultura é agora uma massa sólida e há um claro odor ácido da fermentação – isso é bom.
Neste ponto, eu testo a bebida para ver se está próximo de ficar pronto. Com o clima quente, é possível ter uma fermentação satisfatória em 5 dias.
Este não está pronto ainda. Ainda está doce demais.

Dia 5 -1

Você pode ver algumas ‘veias’ escuras correndo pela cultura. Novamente não se preocupe – isto não é mofo.
Você notará freqüentemente quando fizer Kombucha que há ‘fios de levedura’ saindo da colônia. Estes fios foram unidos na cultura crescente.

Dia 5 - 2

Um close da colônia:

Dia 5 - 3

Sexto dia

Nós temos agora uma colônia bastante sólida e firme, com odor típico do Kombucha vindo do recipiente.
Neste ponto não haverá muita mudança notável. A colônia se tornará mais grossa nos dias seguintes.

Dia 6 - 1

Você não mais enxergará através da cultura, exceto o contorno da cultura ‘mãe’ original por baixo.

Dia 6 - 2

Dias seguintes

Eu não documentei mais nenhum dia por fotografia, como não há mais nenhuma outra mudança na cultura senão que continua engrossando.
A partir do dia 5 você pode experimentar (o gosto) da fermentação diariamente para ver como está progredindo.
Você pode inclinar um pouco o recipiente para usar uma colher de plástico ou outra coisa parecida, ou se tiver como, abrir uma torneira no recipiente. Nós achamos muito interessantes tais fotografias, mas você deve sempre lembrar que o juiz do chá é o gosto e não como o aspecto da cultura.
Como eu disse no início desse ‘diário fotográfico’, o tempo de fermentação pode variar entre 5 dias e 3 semanas. Assim, se o crescimento da sua cultura não é tão rápido como nesse exemplo não se preocupe, pode não haver nada errado.

A cultura pronta [Scoby como é conhecida nos países de língua inglesa – colônia de Kombucha]

Dia x

Você pode ver a colônia pronta agora. Esse processo da fermentação está terminado.
O pedaço com cor mais forte ao fundo [por baixo] é a cultura ‘mãe’ que foi usada para começar o processo de fermentação.”

Traduzido de http://kombuchatea.co.uk/kombucha-fermentation.asp

4 comentários sobre “Processo de Fermentação

  1. comprei kombucha recebi apenas um pedacinho dela, fiz o chá ,mandaram por apena um litro de agua,achei pouco e fiz com dois litros,porém hoje faz 12 dias e só notei algo branquinho por cima,será que fiz algo errado?só posso trocar ela de lugar quando crescer?

  2. Ola!! Estou fazendo a fermentação de 21 dias. Porem, quando recebi meu sculby eu descartei o liquido ativador, fiz todo processo correto, menos usar o liquido ativador que veio com ele, agora a pergunta é: eu posso usar esse liquido que está fermentando quando fizer 21 dias? Como líquido ativador para outra fermentação? Fermentou lindamente, formol varias sculbys ta lindo!!

Os comentários estão encerrados.