Sobre o vinagre de Kombucha

Algumas vezes deixamos a colônia descansar durante um período de tempo superior ao necessário para o preparo da bebida resultando num vinagre. Se isso ocorrer não há nenhum problema porque o vinagre é de excelente qualidade e pode ser utilizado no dia a dia da cozinha. Serve para lavar alimentos, inclusive as próprias colônias, e pode ser utilizado normalmente no preparo de qualquer prato.

Vinagre

O vinagre conserva as excelentes propriedades que o chá possui, e em alguns casos de forma acentuada. Ele pode ser produzido da mesma forma que o chá, somente aumentando o tempo de fermentação para uns 20 ou 30 dias, conforme a temperatura.

Uma das formas de se produzir uma colônia muito grande é deixando um tempo maior, e isso fará com que se produza o vinagre. Esse procedimento pode ser útil – produzir uma colônia bem forte para ser a matriz ou para doação.

 

7 comentários sobre “Sobre o vinagre de Kombucha

  1. Fiz meu chá com 2 litros de agua e com apenas um pedacinho de kombucha,achei que iria crescer e fiquei esperando,só q se passaram 20 dias e agora descobri q dv ter virado vinagre,por cima te uma película é o filhote? E agora como faço o meu chá!
    Uso o pedacinho do komb ou ofilhote? Uso um pouco do vinagre p/ fazer o chá? Por favor me ajudem!

  2. Olha Rosemary, se fosse algo mais específico… mas a sua resposta é: leia o blog e o fórum. O que você precisa vai encontrar com certeza em mais de um artigo! Sorte e saúde!

  3. Deve fazer uns dez anos que tomo Kombucha e não só aqui, como em qualquer uso, sempre usar a panqueca mais velha, pois ela é mais forte e tb é mais rápida a evolução, apesar que depende mto da temperatura de cd lugar.
    Moro no sul do país, e no inverno preciso de 15 dias para usar e toma-lo normal, já no verão c/ 15 dias ele já é vinagre.
    Em se tratando de saúde, não sei o que é visitar médico depois disso.
    Tomo todos os dias e como sou saudável, nem olho horário para toma-lo e mto menos a qtde. Aliás, volta e meia tomo durante o almoço como refrigerante.
    tim tim, saúde

  4. Pode-se realizar uma fermentação com um resultado mais doce e logo em seguida, sem a colônia, numa garrafa PET ou de vidro, realizar uma segunda fermentação, lacrada, sem ar. Trata-se da segunda fermentação, anaeróbica, com o objetivo de gaseificar mais a bebida. Normalmente deixo entre 2 e 10 dias, dependendo do clima. Fica muito semelhante a um refrigerante. Algumas crianças pensam que é guaraná, não sei porque… Saúde!

  5. Há muitos anos atrás ganhei uma “muda” de mim bucha com a informação que era ótimo para a saúde e instruções de preparo. Como achei muito ácido, não tomei mas comecei a colocar restos de vinho e suco de uva o que virou um vinagre maravilhoso semelhante aos das cantinas italianas. Agora encontrando o blogue fiquei novamente entusiasmada e vou começar usá-la medicinal mente até porque tenho uma tal intolerância à lactose que vou testar os resultados e depois conto. Muitíssimo obrigada pela clareza das explicações e pela existência do blog.

  6. O vinagre de kombucha também pode ser usado como cosmético natural, no lugar do vinagre de maçã, e é tão benéfico quanto este.

Os comentários estão encerrados.