Temperatura adequada para guardar a bebida

Acredito que a temperatura adequada para manter a bebida saudável não deve ser superior a 30 graus centígrados. Penso que quanto mais frio estiver seja melhor para a bebida, no entanto, não leve isso a extremo: relatos diversos na Internet previnem que congelar a bebida pode eliminar alguns de seus componentes e conseqüentemente alterar o sabor do Kombucha assim como sua composição e o efeito final desejado.

Algumas pessoas costumam guardar suas garrafas lacradas na geladeira, outras guardam em suas adegas, outras ainda guardam no armário da cozinha, a temperatura ambiente. Já guardei na geladeira por mais de 3 meses em uma garrafa fechada e não percebi nenhuma alteração significativa no sabor ou aparência. A bebida naturalmente irá perder o açúcar até um determinado limite e depois se manterá por longo tempo com o mesmo sabor.

É comum uma colônia continuar se formando na bebida já pronta, mesmo depois de retirada a colônia mãe, e mesmo quando mantemos a bebida dentro da geladeira num recipiente destampado ou fechado de forma não hermética. Começa a se formar uma camada fina e incolor, na superfície do chá: isso é perfeitamente comum e você nem precisa retirá-la, podendo inclusive bebê-la junto com o chá. Manter o recipiente no qual se guarda a bebida bem fechado vai minimizar senão impedir tal formação.

Um comentário sobre “Temperatura adequada para guardar a bebida

Os comentários estão encerrados.